Motivando sua equipe para resultados extraordinários

Motivando sua equipe para resultados extraordinários

O genial cineasta Quentin Tarantino disse: “As pessoas não perdem os talentos, o que elas perdem é a vontade de vencer”. O que esta frase quer dizer? “O talento que Deus dá, Deus não tira”. Esta última expressão complementa a primeira. As pessoas, no fundo, perdem a vontade de vencer em alguns momentos da vida.

Se você lidera pessoas ou algum grupo, não duvide de que este será um grande desafio para você. “O papel do líder é fazer os liderados utilizarem seus talentos”.

As palavras do Tarantino deveriam ser gravadas e colocadas nas mesas de todos os líderes empresariais do mundo. Mas, o que faz a maioria dos líderes quando alguém já não rende o que rendia? Simplesmente começa a questionar se deve ou não mantê-lo na organização. Raro são os líderes que pensam: “Alguma coisa está acontecendo, pois potencial ele tem”. Ninguém diminui seu potencial do dia para a noite. Se alguém que tem potencial e demonstra resultados satisfatórios de uma hora para outra cai, não tenha dúvida, esta pessoa não perdeu o seu potencial, simplesmente “perdeu a vontade de vencer”.

Se você quer “ressuscitar” alguém que não está bem, aproxime-se dele. Mas, o que faz a maioria dos líderes? Acaba se afastando. Não faça isso! Tenha um momento de “olho no olho”.

“Eu não tenho colaboradores, eu tenho diamantes”, disse-me um empresário bem-sucedido. Ele ainda completou: “Eu não me canso de estar perto dos meus diamantes”. Se quiser realmente “ressuscitar” alguém, então se aproxime ainda hoje dele.

“Quando não há aproximação por parte do líder, o povo dispersa”. Aproxime-se o mais rápido possível. Relembre o colaborador das coisas boas que ele já fez. Antes de conversar em particular com qualquer liderado, anote as “coisas boas” que ele já fez.

Mais uma vez reforço: “Deus não distribuiu o dom da força por igual. Alguns têm mais, outros menos”. Cabe a você, então, entender que sua equipe não é igual a você. Não é porque você é forte que eles também serão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.