Um dos maiores técnicos de basquete dos Estados Unidos foi Phil Jackson. O lendário técnico do Chicago Bulls ganhou onze vezes a NBA. Foi um GIGANTE neste esporte e jamais seu nome será esquecido nos Estados Unidos.
Quando assumiu o Chicago Bulls a equipe não havia ganhado nenhum campeonato, mesmo tendo no time uma das maiores estrelas de todos os tempos deste esporte, Michael Jordan. Jordan já era considerado o melhor na época, mas mesmo assim não havia ganhado nenhum título.
Phil Jackson só tinha um objetivo: ganhar o campeonato. E o que ele fez? Colocou os TALENTOS de Jordan para servir a equipe e não os outros para servirem Jordan. “Colocar os talentos dos melhores em prol da equipe é atitude de líderes sábios”. São líderes com verdadeira visão de equipe.
O Chicago Bulls não ganhou somente um campeonato, eles ganharam seis. Jordan, mesmo servindo a equipe, tornou-se uma das maiores lendas do basquete americano e mundial de todos os tempos pelo simples fato de ter um líder com sabedoria, com atitude, um líder que colocou os talentos de Jordan para servir a todos.
“Grande é o líder que coloca os talentos dos maiores para servir os menores”. E o que faz a maioria dos líderes? O inverso, ou seja, obriga todos a servir os melhores.
Há muitos líderes com talentos “guardados” em uma gaveta e que não servem suas equipes. Não espere para ser demitido ou desligado. Sirva urgentemente sua equipe com seus talentos.
A “parábola dos talentos”, contada pelo maior mestre que já pisou neste mundo, Jesus Cristo, retrata muito bem o que acontece com quem esconde os seus talentos. “O que Deus lhe deu, você terá que devolver ao mundo”.
A equipe necessita de talentos que complementam os seus. “Doe seus talentos. Isso não fará de você menos, e sim mais”. Há vários líderes que fazem de tudo para suas equipes, mas se esquecem de doar os seus talentos para seus liderados.
Observe o “elo” das correntes. Veja como eles são fortes. É assim que ficará o seu relacionamento com os que lhe rodeiam depois que você os servir com seus talentos. Atitude de um grande líder é ter um elo tão forte como o de uma corrente ou cadeado. Lembre-se: “Seus colaboradores são seus principais aliados”